domingo , 1 agosto 2021
Home / Destaque / Veja quem pode se vacinar contra covid nesta quinta em 9 capitais

Veja quem pode se vacinar contra covid nesta quinta em 9 capitais

Embora algumas cidades estejam com a vacinação contra covid-19 suspensa, o país avança na imunização e novos grupos passam a ser vacinados nesta quinta-feira (24).

No Brasil, mais de 67 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacinação contra covid-19. Desses, quase 25 milhões retornaram para receber a segunda dose do imunizante.https://db9faf9b643f06dce9cc10bb0f7a148c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Nesta quinta-feira, o Rio de Janeiro inicia a vacinação de profissionais da limpeza urbana, enquanto São Paulo dá continuidade à imunização de pessoas por idade, imunizando os moradores com 48 anos.

Veja, abaixo, o cronograma de vacinação desta quarta-feira em 12 capitais brasileiras.

São Paulo

A capital paulista começa, nesta quinta-feira, a vacinar pessoas com 48 anos de idade contra a covid-19. A imunização na cidade de São Paulo havia sido suspensa nesta semana por causa da falta de doses da vacina, mas o cronograma já foi reestruturado e voltou na quarta-feira.

O calendário da Prefeitura de São Paulo prevê o início da vacinação de pessoas com 47 anos na sexta-feira (25), e a partir da próxima semana inicia a imunização com pessoas com menos de 46 anos. A expectativa é que no dia 13 de setembro o último grupo, de pessoas com 18 e 19 anos, comece a ser vacinado.

Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro começa nesta quinta-feira a vacinação de profissionais da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana). Conforme a gestão municipal, os trabalhadores precisam estar na ativa e apresentar uma cópia do último contracheque ou declaração assinada pela Comlurb para ser imunizado até o próximo sábado (26).

O Rio também inicia, nesta quinta-feira, a vacinação de mulheres com 48 anos, além de gestantes e puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias). A expectativa da prefeitura é vacinar toda população adulta pelo menos com a primeira dose da imunização contra covid-19 até o final de agosto.

Belo Horizonte

A capital mineira inicia, nesta quinta-feira, a imunização de pessoas com 55 anos ou que completarão essa idade até o dia 30 de junho. Quem tem 54 anos ou completará na próxima semana, poderá ser vacinado a partir da próxima sexta-feira.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a expectativa é que cerca de 63 mil pessoas sejam vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a covid-19 nesta etapa.

Salvador

Na capital baiana, a vacinação contra covid-19 segue suspensa por falta de doses. Segundo a Prefeitura de Salvador, a previsão é de retomar a estratégia na sexta-feira, caso um novo lote de vacinas seja enviado pelo governo federal.

A gestão municipal informa ainda que “já foram imunizados aqueles que precisavam completar o esquema vacinal com a data marcada até 30 de junho”.

Fortaleza

Nesta quinta-feira, os moradores da capital cearense que faltaram no agendamento da segunda dose da CoronaVac ou que ultrapassaram a data limite que consta no cartão de vacinação terão uma nova oportunidade, das 9h às 17h, nos pontos de vacinação disponíveis nos quatro Cucas (Mondubim, Barra do Ceará, Jangurussu e José Walter) e no Sesi Parangaba.

Além disso, Fortaleza está na fase da vacinação que atende gestantes, puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e a população em geral com idades entre 59 e 18 anos de forma agendada. Até o momento, 947.901 pessoas já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba informa que nesta quinta-feira vai vacinar apenas profissionais de saúde com atendimento já agendado, por causa da falta de recebimento de novos lotes do imunizante.

A prefeitura da capital paranaense disse que aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 idosos, profissionais de saúde, trabalhadores das forças de segurança, moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência, indígenas, pessoas com deficiência e que recebem BPC, pessoas que fazem hemodiálise, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com Síndrome de Down e pessoa com comorbidades.

Recife

Na capital pernambucana, pessoas com 43 anos ou mais, trabalhadores da indústria e construção civil sediadas no município do Recife com 40 a 59 anos, trabalhadores de assistência social, caminhoneiros, membros das forças de segurança e salvamento, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de profissionais da educação, do transporte público e população em situação de rua podem fazer o cadastro para, posteriormente, agendar a vacina.

Cuiabá

Segundo a Prefeitura de Cuabá, o município recebeu CoronaVac apenas para lactantes e segunda dose dos atrasados. Com isso, nesta quinta-feira, a campanha de vacinação contra covid-19 continuará funcionando apenas para as lactantes e as pessoas com agenda para segunda dose de CoronaVac, e segunda dose de Astrazeneca.

São Luís

A cidade de São Luís, capital do Maranhão, que vive uma realidade diferente em relação à vacinação, se comparada com outras metrópoles no país, se tornou a primeira capital brasileira a encerrar a vacinação de jovens de 18 anos sem comorbidades.

De acordo com a prefeitura, em cinco meses de campanha, 80,01% da população adulta da cidade recebeu a primeira dose do imunizante.

Assim, o município se prepara para as próximas etapas da campanha e deve priorizar a vacinação das pessoas que não conseguiram se imunizar no prazo. O site da Prefeitura de São Luís contém mais informações sobre o cronograma.

Fonte: R7

Veja Também

Medalha histórica do Brasil no skate é destaque do dia em Tóquio

Rayssa, de 13 anos, ficou com a prata no torneio; Medina e Italo avançaram no surfe e vôlei masculino venceu em jogo emocionante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *