domingo , 19 setembro 2021
Home / Destaque / Ministério: 3ª dose acima de 70 começa a valer nesta quarta (15)

Ministério: 3ª dose acima de 70 começa a valer nesta quarta (15)

A aplicação da terceira dose de vacina contra a covid em idosos acima de 70 anos começa a valer a partir desta quarta-feira (15), segundo o Ministério da Saúde. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia anunciado no dia 24 de agosto que essa dose de reforço seria destinada, inicialmente, a idosos acima de 80 anos e imunosuprimidos. Mas em um boletim divulgado na segunda-feira (13), o ministério anunciou que a aplicação já está autorizada para pessoas acima de 70 anos.

“Após ampla discussão na Câmara Técnica em Imunização da Covid-19, optou por adotar a administração, a partir do 15 de setembro de 2021, de dose de reforço da vacina para todos os  idosos acima de 70 anos”.

A aplicação deve contemplar idosos a partir de 70 anos, que completaram o esquema vacinal há mais de 6 meses, e imunosuprimidos que tenham sido imunizados há pelo menos 21 dias, segundo a pasta.

Para esta dose adicional, Queiroga recomendou a vacina da Pfizer e, caso não esteja disponível, a da AstraZeneca ou Janssen como segundas opções, não mencionando a CoronaVac, segundo imunizante contra a covid mais aplicado no Brasil. 

A data foi escolhida a partir da expectativa de que todos os adultos com mais de 18 anos teriam recebido ao menos uma dose de um imunizante contra a doença. No entanto, na terça-feira (14), ainda faltavam 19,4 milhões de pessoas vacinadas para concluir essa meta, segundo dados do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde. PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (15), às 9h, está previsto o envio dos lotes que completam 100% das primeiras doses da vacina covid-19 para a população adulta acima de 18 anos, com a presença de Queiroga, em Guarulhos (SP). 

Nesta semana em que o ministério da Saúde inicia a campanha de reforço da vacina contra covid-19 em idosos, o país também chega ao patamar de 93% deste grupo (27,7 milhões de indivíduos) com a imunização completa (duas doses ou dose única).

Segundo dados do LocalizaSUS, de segunda-feira (13), 95,3% (29,8 milhões) dos brasileiros acima de 60 anos tomaram ao menos uma dose ou a dose única.

Desde o início da campanha, em 17 de janeiro, 259,4 milhões de doses de vacinas contra a covid foram distribuídas aos estados. Cerca de 87% dos adultos acima de 18 anos já receberam a primeira dose, o que corresponde a 138,6 milhões de pessoas, e 46% estão com o esquema vacinal completo, o que equivale a 74,1 milhões de brasileiros, conforme dados do ministério. 

Fonte: R7

Veja Também

Bolsonaro confirma presença em evento da ONU: ‘Teremos verdades’

Assembleia-Geral será em Nova York na próxima semana. O chefe de Estado brasileiro normalmente faz o discurso de abertura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *