Home / Destaque / Estão abertas as inscrições para pedidos de isenção no Enem 2022

Estão abertas as inscrições para pedidos de isenção no Enem 2022

Estão abertas as inscrições para pedido de isenção da taxa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022. Os participantes interessados têm até as 23h59 do dia 15 de abril para concluir solicitação na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), bem como realizar a justificativa de ausência no exame de 2021.

O resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 será divulgado no dia 22 de abril na Página do Participante. Quem tiver a solicitação de isenção negada ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso no período de 25 a 29 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.

Como solicitar

Para realizar as solicitações, o participante deve informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento, endereço de email e número de telefone. Pode pedir a isenção da taxa de inscrição o participante que está cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aquele que, além de ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, possui renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e está inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu NIS (Número de Identificação Social) único e válido.

A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção de pagamento na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.http

A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2021 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022 (digital ou impresso), isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, conforme edital específico, a ser publicado pelo Inep

Enem

O Enem tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados individuais também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: R7

Veja Também

SP: polícia busca suspeito de assassinar estudante da Unicamp

O corpo da vítima foi encontrado em uma ribanceira com pedras. Mayara tinha ferimentos de faca no braço, mão, tórax e cabeça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.