sexta-feira , 22 outubro 2021
Home / Destaque / Covid: veja o esquema de vacinação nesta quinta (1º) em dez capitais

Covid: veja o esquema de vacinação nesta quinta (1º) em dez capitais

O calendário de vacinação contra a covid-19 nas principais cidades do país se mantém dependente da chegada de novos lotes de imunizantes por parte do governo federal.

Algumas capitais anunciaram novos grupos prioritários, casos de Belo Horizonte e Fortaleza. Em São Paulo, a prefeitura municipal mantém a vacinação de pessoas com 42 e 43 anos.

No Brasil, foram vacinados cerca de 74.1 milhões de pessoas com a primeira dose e mais 26.5 milhões também com a segunda dose contra a doença até a segunda-feira (28).

São Paulo

Nesta quinta-feira, a cidade de São Paulo dá continuidade à imunização — com a primeira dose — das pessoas de 42 e 43 anos. O público estimado pela Prefeitura de São Paulo nesta faixa etária é de 266 mil habitantes da cidade.

Na sexta-feira (2), haverá repescagem do público de 42 a 46 anos.

A prefeitura paulistana recebeu mais 15 mil doses da CoronaVac na quarta, quantidade suficiente para realizar a imunização com a segunda dose na cidade.

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) recomenda que os cidadãos façam o pré-cadastro no site VacinaJá para agilizar o processo de atendimento nas unidades de saúde.https:

Rio de Janeiro

Já o Rio de Janeiro deverá vacinar, a partir desta quinta, as  pessoas de 44 anos ou mais. Gestantes e puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais podem receber a imunização todos os dias da semana.

Segundo o cronograma estabelecido pela prefeitura carioca, as mulheres serão atendidas no turno da manhã e os homens à tarde.

Curitiba

Curitiba anunciou a retomada da imunização da população em geral, a partir desta quinta, com o avanço nas faixas etárias.

A decisão da prefeitura municipal foi divulgada em razão da expectativa do recebimento de nova remessa de imunizantes.

A  vacinação deve abranger duas faixas etárias: pessoas de 47 anos completos nascidas no segundo semestre e as de 46 anos completos ou mais.

Já na sexta-feira (2), deve ser vacinada a população com 45 anos completos ou mais. Em ambos os dias, o atendimento será realizado nos 17 pontos de vacinação da capital paranaense, entre 8h e 18h.

Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte convocou pessoas de 49 anos para vacinação a partir desta quinta-feira.

O esquema de vacinação na capital mineira segue para para os públicos já contemplados e que ainda não tomaram a primeira dose.

Na sexta-feira (2), terá início a imunização das pessoas de 49 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes da capital. A expectativa de público para tomar a primeira dose do imunizante é de cerca de 26 mil pessoas.

As pessoas convocadas devem se vacinar exclusivamente nos locais listados para o grupo, disponíveis no portal da prefeitura belorizontina.

Porto Alegre

Porto Alegre ampliou a vacinação na cidade para faixa etária de 45 anos, conforme informou o site da prefeitura da capital gaúcha.

A imunização segue para os públicos já contemplados anteriormente na campanha:

— Homens com 50 anos ou mais;

— Profissionais de saúde e de apoio à saúde;

— Pessoas com deficiência a partir de 18 anos;

— Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos;

— Funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior;

— Gestantes e puérperas com comorbidades, e sem comorbidades mediante prescrição médica.

Salvador

Prefeitura de Salvador deve dar continuidade à vacinação da primeira dose exclusivamente para pessoas em situação de rua nesta quinta-feira.

Por estratégia, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) suspendeu a aplicação das doses para os demais grupos habilitados.

Segundo a prefeitura soteropolitana, a retomada da imunização ocorrerá após o envio de novos lotes pelo governo federal.

Recife

A Prefeitura de Recife mantém a vacinação para pessoas com 40 anos ou mais que residem na cidade.

A cidade também anunciou um novo grupo no esquema de imunização: trabalhadores da indústria e da construção civil com 38 anos ou mais.

Mais informações sobre a campanha de vacinação na cidade podem ser obtidas no site da prefeitura recifense.

Fortaleza

Em Fortaleza, o município abriu duas novas listas de agendamentos para a imunização a partir desta quinta e sexta-feiras (2). Atualmente, cidade está vacinando pessoas que nasceram em 1986.

As autoridades de saúde solicitam que a população busque as informações nos canais de comunicação da prefeitura municipal, pois o envio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp ainda está suspenso.

A Prefeitura de Fortaleza anunciou a vacinação, até a tarde de quarta (30), a imunização de 1.123.423 pessoas com a primeira dose e 349.736 pessoas tambpem com a segunda dose.

Belém

A cidade de Belém (PA) inicia, nesta quinta, a vacinação apenas para grupos fechados. Os imunizados serão os agentes das forças de segurança pública.

A previsão da prefeitura municipal é que sejam aplicadas 1.3 mil doses no QCG (Quartel do Comando Geral) do Corpo de Bombeiros.

Também deve ser realizado o atendimento das pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca em atraso. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Belém.

São Luís

A Prefeitura de São Luís (MA) informou que, nesta quinta, realizará a chamada para quem perdeu a vacinação e tem de 34 a 39 anos.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da prefeitura municipal de São Luís — a primeira capital brasileira a imunizar o grupo de 18 anos sem comorbidades.

Fonte:R7

Veja Também

Fiocruz: transmissão do coronavírus mantém ritmo de queda no Brasil

Observatório Covid-19, todavia, ressalta que há instabilidade na notificação de casos leves, o que pode afetar interpretações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *