O ciclone, batizado de Yakecan, com características de furacão, esperado em território brasileiro na virada da terça para quarta-feira, já causa transtornos no Uruguai. Ventos de 130 km/h alcançaram o sul e o leste do país vizinho. Em Punta del Este, autoridades registram rajadas que se aproximam de 100 km/h pela manhã, arrastando grande quantidade de espuma do mar para a orla do balneário próximo de Piriápolis. Moradores registram automóveis que tentaram transitar pela região cobertos de água e espuma (veja imagens) .
Montevidéu informa 22 intervenções em todo o país apenas durante a manhã devido ao mau tempo. O departamento de Rocha foi o mais afetado, principalmente na localidade de La Paloma.
No Brasil, o Comando Militar do Sul confirma prontidão para o caso de operações de socorro e prevenção. A Marinha coordenará a operação, em conjunto com a Defesa Civil. O Cenad, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre, declarou “alerta máximo” para a situação no extremo sul do país. A classificação é definida como: “situação crítica para desastre no país, com danos humanos estruturais e ambientais generalizados”.
Informações obtidas a partir de imagens de satélites indicam, segundo especialistas do portal MetSul Meteorologia, que o olho do ciclone alcançará a costa do litoral sul do Brasil por volta das 18h desta terça. Segundo estimativas, aproximadamente às 20h, o centro da tempestade estará à leste da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A capital, Porto Alegre, deve ser afetada por ventos fortes e chuva de até 100mm.
Fonte: R7